Panacéia dos Amigos

segunda-feira

Gnosticismo, esoterismo e magia - Richard Smoley

Recentemente li este livro. E apreciei muito. O assunto da Gnose cristã sempre foi de meu profundo interesse, mas, muitos destes livros podem ser decepcionantes. Não é caso da obra de Richard Smoley. O autor é graduado pela Oxford University, e conseguiu em seu livro através de uma ampla pesquisa sobre a literatura mística e esotérica, fazer um belo mosaico de muitas das linhagens e questões mais pertinentes da gnose cristã.

Eis alguns temas por ele abordados: O Evangelho Secreto/ A Nova Era/O Reino Angélico/Visões Pós-Vida/Escapando do Carma/Salvação e Gnose/A Origem do Mal/Magia, Ritual e Tarô/Quem era Cristo?/As Tentações de Cristo/Símbolos e Sacramentos/Igrejas e Grupos Contemporâneos, entre tantos outros.

A princípio temi que o livro tivesse um ponto de vista técnico demais realizado por um pesquisador frio. Porém, felizmente foi um ledo engano. Smoley permitiu-se adentrar na atmosfera esotérica e de maneira bastante profunda nos esclareceu sobre o cabedal de informações que construiu. Em diversos momentos, mais que um estudo catedrático, a leitura se torna esotérica, sem comprometimentos e sábia no equilíbrio.

Gnosticismo, Esoterismo e Magia presta-se perfeitamente como fonte de orientação e conhecimento a todos os cristãos ou a estudiosos e interessados pelo assunto. Um dos livros mais interessantes e recomendáveis..

E lembrem-se: Quem lê um livro comunga com a alma deste e desta comunhão renova a sua própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário