Panacéia dos Amigos

quarta-feira

Os Herculóides (the Herculoids)

 

Nos idos dos anos 80, eu era de fato, um garoTVo! Assistia muita televisão, portanto vi quase todos os seriados, programas e desenhos. Para relembrar algumas coisas é que tenho a Panacéia da TV e trago agora um dos meus desenhos favoritos os HERCULÓIDES!

The Herculoids (br: Os Herculóides) foi uma série animada de ficção científica, produzida pela Hanna-Barbera Productions. Foram criados por o desenhista Alex Toth. Estreou na televisão norte-americana no dia 9 de setembro de 1967, no canal CBS, sendo exibida até 1969. No Brasil, esta série estreou no ano 1968, pela TV Globo. Teve 11 novos episódios produzidos no biênio 1981-1982, porém sem o mesmo sucesso, como parte do programa Space Stars, que também exibiu novas aventuras do herói Space Ghost.

 

Uma coisa interessante dos Herculóides é que eles formavam um grupo de combate. Não eram como parecia a princípio uma família de heróis e suas criaturas domesticadas, eram na verdade mais como aliados na defesa do planeta Quasar. Os Herculóides eram formados por Zandor, o rei, armado com um escudo e uma arma semelhante a um estilingue, mas que disparava pedras energizadas. Ele era freqüentemente auxiliado por sua esposa, a princesa Tara e seu filho Dorno.


Sempre cavalgava sobre Zok, um dragão voador capaz de emitir raios laser pelos olhos e pela cauda. E através dele se davam os ataques pelo ar. A grande força física, resistência e ataque se personificavam em Igoo, um tipo de gorila gigante de pedra possuidor de formidável força bruta e Tundro, um rinoceronte enorme com um chifre que dispara repetidos projéteis como se fosse um canhão. Gloop e Gleep dois seres parecidos com fantasmas que assumem formas diversas podendo se unir, dividir-se em partes ou ficar de vários tamanhos, suas habilidades davam enorme capacidade de improvisação e muitas vezes eram utilizadas na parte defensiva das estratégias.


Era o momento mais empolgante para quem assistia. A combinação de habilidades dos Herculóides lutando em grupo cada qual com sua habilidade.

Zok com o ataque aéreo, disparando seus raios. Tundro disparando seus projéteis em ataque de longo alcance e também com aproximação de impacto, enquanto que Igoo, o gigante jogava pedras e dispunha de enorme força, os Gloop e Gleep utilizavam-se de seu poder servindo às vezes como pára-quedas para proteger seus aliados ou formando um elástico gigante para devolver projéteis lançados pelos inimigos entre outras ações.


Certamente que as histórias vistas hoje, soam ingênuas demais, afinal são frutos de sua época, e foram feitas para um público infanto-juvenil bastante diverso de hoje em dia, em que a fantasia e encantamento foram de certas formas alteradas, já que as crianças não estão mais tão crianças e seus heróis atuais não são mais tão heróis assim.


Seja como for Os Herculóides eram personagens interessantes e divertidos que marcaram a infância de muita gente. Inclusive a minha..

6 comentários:

  1. Fantástico! Este desenho animado juntamente com Frankstein Junior que tinha um garoto com um anel e ficava nos seus ombros, eram os meus favoritos. Marcos Antonio dos Santos Rodrigues. mrodrigues2006@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. adorava esse desenho!Sempre via-o,porém nunca me enjoava.

    ResponderExcluir
  3. MEU NOME E ROGERIO COMO NAO POSSO DEIXAR DE COMENTAR UMA SERIE QUE MARCOU TBM MINHA VIDA QUE BOA RECORDAÇÃO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Humberto e tenho muitas saudades dessa época em que desenho animado era desenho não estásei porcarias que passam na TV que eles empurrão guela abaixo nossa.
    Tragam de volta nossa infancia com desenhos que despertam nossa imaginação e nossas fantasias

    ResponderExcluir
  5. ErA pra um dos desenhos mais sensacionais que os estúdios Hanna Barbera que tinha uma visão extraordinária sobre entretenimento.
    A Hanna Barbera não se importava com detalhe,ela queria mesmo era divertir seu público e como sabia fazer isto com uma mestria que eu nunca mais vi

    ResponderExcluir
  6. ErA pra um dos desenhos mais sensacionais que os estúdios Hanna Barbera que tinha uma visão extraordinária sobre entretenimento.
    A Hanna Barbera não se importava com detalhe,ela queria mesmo era divertir seu público e como sabia fazer isto com uma mestria que eu nunca mais vi

    ResponderExcluir