Panacéia dos Amigos

terça-feira

Seicho-no-ie


A parte externa do emblema em forma de circulo, representa o sol, do qual saem 32 raios simbolizando a luz que tudo ilumina. A parte interna é constituída pela lua e, por uma estrela. Os três astros reunidos harmoniosamente simbolizam o Universo. Deus é a lei fundamental que criou todo o Universo e é tudo regido por suas leis. A SEICHO-NO-IE é manifestação do mundo da realidade absoluta (Imagem Verdadeira) por Ele criado, e por esse motivo estão expressos em seu emblema o Sol, a Lua e a estrela. O sol representa também o Xintoísmo, religião tradicional do Japão anterior ao Budismo. O Xintoísmo clássico japonês venerou o Deus Amaterassu, deus do sol. A forma circular indica ainda a grande harmonia, isto é, o espírito que se harmoniza com todos.

A lua representa o Budismo porque este prosperou grandemente num país denominado Lua (Guesshikoku) – região Oeste da China e que se alastrou aos extremos sul e norte no século II. No Budismo a lua é um símbolo com importante significado, pois Buda freqüentemente se referia para esclarecer seus ensinamentos.Nota-se também que a lua tem o formato de cruz gamada com as pontas direcionadas para o sentido horário. Atualmente a cruz gamada é adotada como símbolo do Budismo, com as pontas direcionadas para o sentido anti-horário (antigamente era indiscriminado).

A SEICHO-NO-IE usa a cruz gamada com giro no sentido do movimento dos ponteiros do relógio porque representa a direção correta: o lado esquerdo avança enquanto o lado direito recua; o direito representa a força feminina (negativa); e o esquerdo, a força masculina (positiva)..

Nenhum comentário:

Postar um comentário