Panacéia dos Amigos

sexta-feira

Lendas Históricas - A lenda dos jovens seminus – Portugal

“ O monstro e o ermitão é uma lenda popular que deve ter surgido para explicar um curioso ritual que durou séculos: Todos os anos a população de Castelo Mendo enviava um grupo de rapazes seminus da cintura para cima à festa da Senhora de Sacaparte, que se realiza numa aldeia vizinha chamada Alfaiates.(…) (1)” Há muito tempo atrás, no início da Primavera, havia sempre um jovem desaparecido na terra. A população angustiada nada sabia do paradeiro desses jovens e muito se especulava sobre o mistério que vitimava a todos. Para evitar o pior em suas vidas, as mães evitavam mandar seus filhos sozinhos pelo campo.

No entanto, todas as medidas eram em vão: invariavelmente todo ano, um jovem desaparecia.

Então, um dia, três aldeões: um viúvo, um casado e um solteiro foram buscar os conselho de um velho ermitão, com fama de sábio, que vivia a léguas da aldeia, numa dobra da serra. Demoraram vários dias buscando sua toca. Enfim, o encontraram vestido de farrapos, com uma longa e comprida barba branca, recolhendo mel das abelhas.

O ermitão recebeu-os oferecendo-lhes a comida que tinha: mel, frutos silvestres, e leite de cabra. Ouviu-os atentamente e prometeu que lhes daria a resposta certa, de madrugada. Ansiosos, ficaram acordados a noite toda à espera da resposta.

“Da boca do ermitão saiu uma lengalenga que não só dava a chave do mistério, como apresentava a solução:

Nestas terras por azar/Anda um monstro traiçoeiro/Ai de quem ele avistar

Que o engole logo inteiro/Para este mal acabar

Ouçam bem esta rima/Dezoito moços hão-de-andar

Nus da cintura para cima/E assim mesmo hão-de andar

À Senhora de Sacaparte/Para o monstro ali vencer/Apenas com esta arte.(1)”

Depois de ouvir o conselho do sábio ermitão, os três homens agradeceram e partiram para a aldeia. Quando chegaram, o povo quis ouvir várias vezes as palavras ditas pelo ermitão. Tantas foram as vezes que ficou no ouvido esta rima:

“Mandar moços seminus/À Senhora de Sacaparte?

Se essa é a solução/Pois lá irão”

E assim se cumpriu esse ritual na romaria em honra de Nossa Senhora de Sacaparte em Alfaiates, uma aldeia vizinha. Durou até há cerca de cem anos atrás, quando um bispo pôs termo ao ritual. Atualmente não há memória desse ritual, apesar de continuar essa romaria.

É um prazer postar aqui na Panacéia, um pouco sobre as lendas portuguesas, e aproveito para enviar um afetuoso abraço a todos os portugueses que prestigiam a Panacéia com muitas visitas desde o ínicio deste blog! Muito obrigado!

Um comentário:

  1. achei legal, faz as pessoas quererem saber mais sobre este delicioso misterio

    ResponderExcluir