Panacéia dos Amigos

segunda-feira

Tomate, poderoso aliado da saúde.

A cor vermelha e viva do tomate não serve apenas para decorar as saladas e dar sabor aos pratos quentes. O fruto é muito saudável e pode ajudar a evitar uma série de doenças, principalmente as degenerativas.

Rico em licopeno, composto que lhe dá o tom rubro, o tomate possui uma poderosa ação antioxidante. "O licopeno é um carotenóide que reduz os efeitos dos radicais livres, estimulando o sistema imunológico. Dessa forma, ele age na oxidação do colesterol e também protege das alterações que provocam danos celulares e podem desencadear um processo cancerígeno", afirma Regina Stikan, nutricionista da unidade Pompéia do Hospital São Camilo.

Segundo ela, existem formas de preparo que podem ajudar na absorção dos nutrientes. "Quando sofre processamento, o tomate apresenta maior concentração de licopeno, favorecendo seus efeitos benéficos. Assim, os frutos mais maduros são mais ricos", diz.

Além disso, o licopeno é mais bem absorvido quando acompanhado por gorduras saudáveis, como o azeite. "Então, siga a orientação de adicionar uma pequena dose de azeite às preparações com tomate", completa Regina.

A nutricionista Maria Cecília Corsi destaca ainda a atuação do tomate na prevenção de doenças coronarianas. "Por ser antioxidante, ele contribui na diminuição da oxidação lipídica, previne a aterosclerose [tipo de esclerose ou endurecimento de artéria] e melhora os níveis de HDL [lipoproteína de alta densidade], prevenindo as doenças cardíacas", afirma.

O tomate é rico em carotenóides, como o licopeno e o betacaroteno, que são excelentes antioxidantes. Também é rico em vitaminas C e do complexo B e em minerais, como o fósforo e o potássio.

Como outros benefícios, destacamos como tonificante para atividade cerebral e excelente contra infecções de garganta.

É muito importante que seja realizada uma higienização cuidadosa para a retirada de resíduos que ficam depositados sobre a sua casca antes de ingeri-lo.
Um outro cuidado quanto a utilização do produto conjuntamente ao limão. Só deve ser temperado com limão os tomates que estejam bastante maduros, do contrário, criam-se toxinas que podem prejudicar o organismo.

Fonte: Revista da Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário