Panacéia dos Amigos

sexta-feira

Below the Salt – Steeleye Span

Este disco "Below the Salt" de 1972 é um dos melhores com canções "folk" que já ouvi. Um trabalho extraordinário do grupo "Steeleye Span".

Steeleye, Clannad, Dead Can Dance, foram descobertas que vieram juntas ao fato de jogar RPG, eram as trilhas sonoras que embalavam diversas aventuras. Algo totalmente novo e estranho.

Como descrever a vocês o encantamento na época? Ouvir aquelas canções tão diferentes era como entrar num mundo particular. Ouvia-se muita coisa no ínicio dos anos noventa, mas canções "folk" era muito difícil. No máximo tinha-se acesso as canções de Enya e apenas porque emplacou uma canção numa trilha sonora de novela.

Engraçado como são as "coincidências" (na verdade, não acredito nisso) em meio a todas estas descobertas até a banda mais conhecida do país, Legião Urbana, gravara uma canção de contexto medieval "Metal contra as nuvens", de repente, parecíamos envoltos todos nessa atmosfera. Tivemos muita sorte (hmm, outra coisa em que não acredito mesmo).

As canções de Below the Salt, são muito belas. Nos levam aos primeiros acordes imediatamente as tavernas com direito a vinho, cerveja, pão, queijo, cordeiro assado, frutas secas e muita música. Precisamente a atmosfera que eles transmitem na capa do disco.Procurem, hoje, tudo é mais fácil de se conseguir e "Below the Salt" do Steeleye Span, mais do que vale um esforço.

Stelleye Span:

Maddy Prior: vocals, morrisette
Rick Kemp: bass
Bob Johnson: guitar, vocals
Peter Knight: fiddle, viola, mandolin, violin, vocals
Tim Hart: dulcimer, guitar, vocals

Canções do disco:

Lado 1

  1. Spotted Cow
  2. Rosebud in June
  3. Jigs
  4. Sheep-crook and Black Dog
  5. Royal Forester

Lado 2

  1. King Henry
  2. Gaudette
  3. John Barleycorn
  4. Saucy Sailor

Nenhum comentário:

Postar um comentário