Panacéia dos Amigos

terça-feira

A CAVERNA DO DRAGÃO


Caverna do Dragão! Não houve capítulo que eu tivesse perdido (apesar de que, com o número de reprises posteriores, não há grande mérito nisso) e acredito, meu entusiasmo por jogar RPG medieval que aconteceria no futuro, teve seu ínicio com este clássico. desenho animado Caverna do Dragão, ou Dungeons and Dragons, foi criado em 1983, nos Estados Unidos, baseado no RPG de mesmo nome que, na época, fazia grande sucesso e foi o precursor de toda a mania que se alastrou pelo mundo nos anos seguintes.

O sucesso foi estrondoso nos Estados Unidos e nada diferente aconteceu quando foi trazido ao Brasil pela Rede Globo. Ainda hoje, suas reprises são recompensadas com boas audiências. Cada nova geração parece se envolver com as aventuras dos personagens, é um desenho animado que sempre renova o seu público.

A história dos personagens começa quando os amigos Hank, Eric, Sheila, Bobby, Diana e Presto resolvem dar um passeio no novo parque de diversões da cidade e entram em um novo brinquedo chamado Caverna do Dragão (Dungeons and Dragons), um tipo de trem fantasma.

O problema é que o brinquedo é na verdade uma passagem interdimensional que leva os garotos a um mundo onde existem guerreiros, dragões, magos, etc. Chegando lá eles são recepcionados pelo Mestre dos Magos (Dungeon Master) que os ajuda, entregando armas mágicas para que eles se defendessem dos muitos perigos do local, como o Vingador e Tiamat.

A série gira em torno da busca do "caminho para casa" pelos heróis. Ai existem dois problemas: eles teriam que deixar Uni, a unicórnio de Bobby, e todas as armas mágicas para trás. Não poderiam levá-los para a Terra.

 

O GRUPO:

Hank-Ranger: Graças ao seu raciocínio rápido, carisma e habilidade com o arco, Hank é o líder indiscutível do grupo. Sua arma mágica é o arco, que pode atirar flechas de energia que fazem de tudo - menos matar o oponente. Cabem a ele ainda, qualidades típicas de ranger como coragem e nobreza.

Eric-Cavaleiro: Eric é um riquinho e esnobe garoto, só que com boas intenções (Uma descrição que o coloca, para mim, como o candidato a elfo do grupo). Sarcástico, diverte-se provocando a todos e tentando prova a sua superioridade em relação aos demais. Sua arma mágica é um escudo mágico, capaz de refletir qualquer coisa, incluindo raios do Vingador e baforadas de Tiamat.

Sheila-Ladra: Pode ser considerada aquela que está sempre lá quando alguém está machucado ou depressivo. É bondosa e conselheira, eu, honestamente, sempre a considerei uma espécie de "clériga" do grupo.

Bobby - Bárbaro: É o irmão mais novo se Sheila. Sua arma é um porrete mágico que pode derrubar quase tudo, como portas, paredes, torres... Ele também pode criar terremotos. As atitudes de Bobby, turrão e enfezado, e sua grande inimizade com Eric mostram que ele poderia muito bem representar o "anão" do grupo (Além disto, sendo criança, ele é o menor do grupo).

Diana - Acrobata: É a acrobata do grupo. Ela faz tantos giros no ar e saltos que poderia deixar seus inimigos tontos.

Presto - Mago: É o mágico do grupo. Sua arma mágica é seu chapéu, de onde "tira" suas magias. Devido a seus problemas em confiar nos seus poderes, suas magias quase sempre dão errado, mas acabam resolvendo o problema. É quase sempre um transtorno, deveria ser chamado de "Presto, mas nem tanto!".

Uni-Unicórnio: É a bebê unicórnio de estimação de Bobby, e um personagem bastante incômodo que já atrapalhou a vida do grupo diversas vezes.

O Mestre dos Magos (Dungeon Master): É o guia do grupo. O Mestre tem a função de iniciar os meninos numa nova missão, na tentativa de mandá-los para casa. Equivalente ao mestre do jogo em RPG, ele inicialmente transmite a aventura, dá dicas sutis, não ajuda em quase nada e termina a história com uma moral enigmática e que deixa os jogadores na mesma dificuldade de sempre, com um sarcasmo digno dos melhores.

Na minha mesa de jogo, houve tempo em que eu costumava deixar um bonequinho do Mestre dos Magos em frente ao meu Screen, apenas para lembrar os jogadores o quanto eu simplesmente não ajudaria em nada e que, a campanha seria looonga (até que nem tanto, só durou 13 anos)!

O Vingador : É o maior vilão do Reino. Seu maior objetivo é ser o Rei de todo o planeta, e tem como maior inimigo seu ex-Mestre, o Mestre dos Magos.

Demônio das Sombras : É o mensageiro e espião fantasmagórico do Vingador.

Tiamat : É um dragão de 5 cabeças que aterroriza tanto as crianças quanto o próprio Vingador. Cor e sopro de cada uma delas: Branca - Raios Congelantes,Verde - Gás Venenoso,Vermelha -Fogo, Azul - Raios, Preta - Ácido e contava ainda com a magia de Teletransporte (dela mesma). O típico personagem para acabar uma história com o velho problema corra-que-depois-a-gente-resolve! 

O drama dos personagens acabou sendo o drama dos telespectadores e fãs também, já que o último capítulo jamais foi produzido e a série cancelada. Nunca saberemos se e como o grupo conseguiu voltar para a casa.

Várias boatos e histórias rondam por aí, segundo alguns a versão que realmente quase foi produzida e pode ser considerada o "último" capítulo seria sobre o grupo enfrentando um teste realizado pelo Vingador e o Mestre dos magos", vitoriosos o grupo acaba libertando o Vingador de uma terrível maldição e ele se revela um nobre cavaleiro filho do Mestre dos magos! O mestre oferece a eles a escolha de voltar para a casa, ou continuar combatendo o mal no reino com ele e seu filho, o vingador. O desenho acabaria sem a resposta do grupo, o que poderia levar a uma continuação ou acabar desta maneira.

Não sei se esta versão é real, mas pelo menos, é a minha preferida. Enfim, o que interessa é que "Caverna do Dragão" ou "Dungeons and Dragons" se tornou um clássico dos desenhos animados, que traz aventuras típicas de RPG e que marcou a vida de muita gente. Vez ou outra eles são reprisados e se tiver a oportunidade não deixe de assistir! 

Abertura com legenda:

 http://www.youtube.com/watch?v=llSPo9dpobE

Nenhum comentário:

Postar um comentário