Panacéia dos Amigos

terça-feira

O Poder do Mito - Joseph Campbell

Numa daquelas noites em que a insônia me manteve acordado até tarde, acabei por resolver investigar a TV, pois, de vez em quando, damos sorte e pegamos algo interessante. E foi justamente o que ocorreu!

Passava um programa estranho, parecia uma entrevista, havia um senhor falando sobre mitos e imagens acentuavam suas explicações...era fascinante! Não pude assistir outros programas, mal sabia eu que havia tido oportunidade de assistir o programa “O Poder do Mito” com Joseph Campbell.

Para minha sorte, a série televisiva virou livro e este caiu em minhas mãos! Um livro extraordinário que abriu minha mente para o fato de que os homens em várias épocas parecem ter um “conhecimento comum” , uma “intuição” sobre a verdade a qual transmitiram em mitos e que estes mitos(independente da cultura, distância, tem pontos em comum). Trata-se, enfim, do inconsciente coletivo defendido por inúmeros autores. O “Poder do Mito” é a transcrição das conversas mantidas entre o autor e o jornalista Bill Moyers, e foi transmitido, no Brasil , pela TV Cultura.

Desde os mitos tais como: O casamento, os nascimentos virginais, a trajetória do herói, o sacrifício até os personagens heróicos do filme Guerra nas estrelas são estudados neste livro no seu papel de mitos e sua influência sobre o inconsciente coletivo.

Este livro traz ainda uma interessante entrevista com George Lucas (Star Wars), que comenta como foi influenciado pelo “Poder do Mito” na elaboração de seus filmes.

A entrevista é dividida em 6 temas principais: 1. A Saga do Herói Fala-se sobre presença de uma jornada heróica em nossas vidas. 2. .A Mensagem do Mito São comparadas a história da criação de Gênesis com as outras histórias de criação no mundo. (Um capítulo fascinante, creiam-me!) 3. Os Primeiros contadores de Histórias Fala-se de como a aceitação da morte como um renascimento já era demonstrada através dos mitos e outros assuntos relacionados a arte ritual.

4. Sacrifício e Felicidade Discute-se o papel do sacrifício no mito, que simboliza a necessidade do renascimento.

5. O amor e a Deusa O tema é o amor romântico, começando pelos trovadores do século 12. Ele questiona a imagem da mulher, como deusa, virgem, a Mãe Terra. 6. Máscara da Eternidade São debatidos os conceitos de Deus, religião e eternidade, nos ensinamentos cristãos, budistas, dos índios Navajo, Schopenhauer, Jung e outros.

Um livro, como disse antes, extraordinário! Não deixem de ler!

E lembrem-se:

Quem lê um livro comunga com a alma deste, e desta comunhão renova a sua própria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário