Panacéia dos Amigos

terça-feira

Yamato, Star Blazers, Patrulha Estelar Argo

Título original: Chusenkan Yamato

Meu anime favorito! Yamato, Starblazers, Patrulha Estelar Argo. Nove entre dez pessoas da minha geração que questiono não recorda ter assistido este clássico anime que, para mim, é inesquecível.

Yamato me colocou, pela primeira vez, ainda criança diante de uma trama envolvente, com sentimentos e emoções realistas. Paixões, conflitos, medos, angústias eram trabalhados em roteiros de ficção cientifica inspirados. E a aventura em si, era épica sempre com grandes e e inesquecíveis batalhas envoltas em sua poderosa trilha sonora de Hiroshi Miyagawa.

Yamato foi um supercouraçado utilizado na II guerra mundial pelos japoneses, ainda que um orgulho para a nação na época, foi enviado em uma missão suicida e destruído pelas forças americanas de combate. A trama da primeira temporada se trata justamente do resgate do Couraçado e sua transformação numa poderosa nave interplanetária com a missão de salvar o planeta Terra.

O anime estreou no Japão em outubro de 1974. Esta série se tornaria um marco na história da arte da animação, obra-prima da ficção científica. Idealizada por Yoshinobu Nishizaki e realizada por Reiji Matsumoto. No Brasil, a série foi transmitida na TV Manchete, no programa infantil "Clube da Criança".

Este anime teve forte impacto sobre mim, na maneira como desenvolveria tramas, e isto foi patente nos treze anos em que mestrei RPG em minha campanha.

Yamato foi a semente que desenvolveu em mim o gosto pelas histórias bem feitas, os épicos inesquecíveis!

Link no You Tube:

http://www.youtube.com/watch?v=IOW8uJxLlUQ

3 comentários:

  1. Um maravilhoso desenho, sem dúvida!

    ResponderExcluir
  2. Que bom rever essas imagens... É como voltar no tempo e lembrar como foi boa a nossa geração. Quanta coisa importante e saudável nos passava pelos bons programas. Sempre com algo construtivo e movidos por bons ideais.Vendo essa imagem fascinante me recordo também do "pirata do espaço e as aventuras de bengi".Desenhos da antiga Rede Manchete que fizerão parte de minha infancia.

    ResponderExcluir
  3. Realmente poucos se lembram...Quando vejo qualquer imagem ou comentário sobre a Patrulha Estelar me vem à mente a música de abertura e a imagem dos "Tigre Negros" saindo para o combate. Muito bom!!!

    ResponderExcluir