Panacéia dos Amigos

sexta-feira

Ronin

Finalmente, a Panacéia das Hqs chega a Frank Miller! E muitos outros posts serão necessários para falar de sua influência em enredos e arte. Mas, digamos que Miller foi o precursor da introdução de elementos da cultura japonesa nas Hqs americanas tanto nos elementos de seus argumentos quanto na arte.

Miller teve como principal influência o contato com a obra “Lobo Solitário”que conta a história de um samurai sem mestre e seu filho Diagoro e se tornou um entusiasta do trabalho de Kazuo Koike e Goseki Kojima. Devo dizer que por admiração ao trabalho dele, eu mesmo busquei conhecer “Lobo Solitário”, um mangá clássico que merece ser conhecido por todos e no qual de fato encontrei muitas similaridades e inspiração para o trabalho de Miller.

Todo a obra de Miller admirada no mundo todo tem sua gênesis neste trabalho, a partir de então, seu traço sofreu esta influência e em seus enredos personagens como ninjas e samurais entraram no cenário principal. E daí a criação de Elektra a ninja assassina que trouxe de vez estes elementos as aventuras do Demolidor. E o que dizer de Stick seu mestre oriental? Seu grupo de ninjas brancos em combate com o Tentáculo entraram para a história das Hqs.

Mas, neste post, quero falar especificamente de RONIN. No ínicio dos anos 90, estava lendo muito muito e muito, era uma época profícua e o destino me permitiu que um amigo me emprestasse estas obras já que eu não podia compra-las e eis que me chega RONIN.

Imediatamente, fiquei fascinado pelo ínicio da história do Samurai no japão feudal e sua luta contra o demônio Agat. O traço de Miller era muito diferente do que estava acostumado. Estilizado, próprio. Eu não sei se achei belo no momento, mas sem dúvida era atrativo e dinâmico. A cena do golpe de espada é um dos registros gráficos mais marcantes.

Quando a aventura se lança para o futuro, devo dizer que fiquei um pouco chateado. Estava adorando as aventuras do samurai no passado. Mas, de qualquer forma era uma ficção cientifica interessante e instigante.

A série RONIN foi lançada em seis edições pela DC Comics e concluída em 1984, Ronin deu início à publicação das minisséries com temática mais adulta. Começando no Japão feudal, a HQ mostra um jovem samurai que busca vingar a morte de seu mestre. No confronto final contra o assassino, Ronin e o demônio Agat acabam aprisionados numa espada mágica, ressurgindo séculos depois numa caótica e altamente tecnológica Nova York do futuro. O roteiro se desenrola a partir daí, contando com muitos duelos de espadas, cenas do Japão feudal e hordas de robôs. Bastante original em sua fusão entre passado e futuro, elementos orientais e ocidentais, o enredo básico e a temática principal de Ronin seriam, anos mais tarde, copiados pela série de animação Samurai Jack (produzida por Genndy Tartakovsky para o Cartoon Network).

Ronin serviu de laboratório para que Miller destilasse toda a inovação que pretendia em estilo e narrativa. Seu traço de linhas suaves e preenchidas, os elementos japoneses, flashbacks, monitores e outros seriam ampliados e sofisiticados em sua obra-prima: Batman-O Cavaleiro das Trevas. Mas, o fato de ter sido um campo de experimentos não a torna uma obra menor. Ronin é inovadora sob diversos aspectos e sua trama com elementos ocidentais e orientais é o prenúncio de uma influência cada vez mais marcante no mercado americano com a invasão dos mangás.

Também abriu caminho para obras mais complexas e instigantes nas HQs, apesar de não ter sido um grande sucesso comercial na época, sua relevância foi apreciada com o tempo, tornando Ronin uma obra referencial na história das HQs..