Panacéia dos Amigos

sexta-feira

Lendas Gregas - Ártemis





Filha de Zeus e Leto, irmã gêmea de Apolo. Às vezes chamada por Cíntia, devido a seu local de nascimento, o Monte Cinto, em Delos. Uma das três deusas virgens. Senhora das Coisas Selvagens e Caçadora-Chefe dos deuses. Cuida para preservar as crias dos animais, protetora da juventude tenra e das mulheres. 


Ártemis se arma de um arco e flechas, com o qual ela freqüentemente punia mortais que a ofendem. Em algumas lendas, ela é elogiada por dar às mulheres jovens que morriam nos partos uma morte rápida e sem dor. Assim como Febo é o Sol, Ártemis é a Lua, chamada de Febe e Selene. É a Deusa das Amazonas, que lhe eram leais e a cultuavam durante a Lua Crescente. O sexto dia da Lua Crescente é seu..


Seus lugares prediletos são os bosques e montanhas de Arcádia, por onde ainda circula na companhia de 60 oceânidas, 20 ninfas e uma matilha de cães de caça chamados Alani. Apesar de ser benigna, pode trazer destruição. É a defensora das mulheres maltratadas, ameaçadas ou importunadas por homens, patrona dos cantores, protetora das jovens, da fertilidade feminina, dos esportistas, dos bosques, da caça, da cura mental e natural, dos animais silvestres, das montanhas. 


Ártemis costuma proteger os puros e os inocentes quando estes a invocam e, se não pode protegê-los devido à influência de outros deuses, ela ao menos proclama sua inocência. A ela são consagrados o cipestre e todos os animais selvagens, em especial a corça. 


- Planta: margarida, jacinto, lunária, artemísia, absinto.  
  

“Afrodite dourada, que com o amor comove toda a criação”,

É incapaz de dobrar ou armar ciladas a três corações: a pura donzela”

Atena dos olhos cinzentos, que só se ocupa da guerra do trabalho dos artífices,

Ártemis, amante dos bosques e dos animais de caça das montanhas..

Nenhum comentário:

Postar um comentário