Panacéia dos Amigos

sexta-feira

Lendas Gregas - Afrodite





Nascida da espuma do mar (aphros). Cronos castrou o pai e atirou seus órgãos genitais no mar. deusa da Beleza e das Paixões Sexuais, que a todos seduz,humanos ou mortais; deusa que ama a alegria, que ri docemente ou em tom de zombaria de todos que se deixam conquistar por seus artifícios; a deusa irresistível, que priva até os mais sábios de toda sua perspicácia.

Por vezes, costuma ser mostrada como traiçoeira e má, exercendo sobre os homens um poder destrutivo e mortal. Zeus exige que Afrodite case e arruma um marido, Hefesto, deus-ferreiro, o mais feio dos imortais. Afrodite pode ser considerada a deusa dos infiéis: teve vários casos. Com Ares, o deus da guerra, teve Harmonia e Eros. Com Dionísio, teve: Hermes, Hermafrodito e Príapo. Até os mortais não escaparam, com Anquises, teve: Enéias, e Adônis,um belo semi-deus..

Foi uma das causadoras da Guerra de Tróia. Cada uma das três deusas ofereceu algo em troca para conseguir a vitória no concurso de beleza. Afrodite oferece à Páris a mulher humana mais linda do mundo. Páris declarou Afrodite como a mais bela e escolheu como prêmio, Helena, a esposa do rei grego Menelau. O rapto de Helena por Páris foi à causa da Guerra de Tróia.

- Planta: murta, anêmona, benjoim, candelária, crocos, margarida, jacinto,mandrágora, manjerona, salsa, raiz de íris, pervinca, rosa, violeta.
- Animal: pomba, pardal e o cisne.

“O sopro do vento oeste a transportou”.
Sobre as ondas fragorosas do mar,
Tirando-a da delicada espuma a levou
Para Chipre, sua ilha envolta em ondas.
E as Horas, com suas grinaldas de ouro,
Receberam-na cheias de júbilo.
Envolveram-na em uma indumentária imortal
E a conduziram à presença dos deuses.
Ao verem-na, todos se maravilharam.
Com Citérea coroada de violetas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário