Panacéia dos Amigos

sexta-feira

Alberto Magno





Alberto Von Bollstadt, frade dominicano, filósofo e doutor da Igreja , santificado em 1931, estudou em Pádua, ensinou em Paris e em Colônia, onde dirigiu durante muitos anos o Studium Geral da Ordem Dominicana. Era muito culto, conhecia o hebraico e o árabe, estudava astronomia, filosofia, ciências naturais e teve o indiscutível mérito de introduzir o pensamento de Aristóteles na cultura de seu tempo e de fundar o aristotelismo cristão. Escreveu diversas obras de magia que se tornaram populares: "O Grande Alberto" e "O Pequeno Alberto", que continuam sendo úteis para alguns ensinamentos, no que diz respeito à adivinhação e às correspondências mágicas.

Bispo de Regensburgo e Doutor da Igreja tornou-se famoso por seu vasto conhecimento e por sua defesa da coexistência pacífica da ciência e da religião. É considerado o maior filósofo e teólogo alemão da Idade Média e foi o primeiro intelectual medieval a aplicar a filosofia de Aristóteles no pensamento cristão.

Nasceu na Baviera, possivelmente no ano de 1193 ou 1206, numa família militar que desejava para ele uma carreira militar ou administrativa. Mas, após concluir os seus estudos em Pádua e em Paris, optou por seguir o sacerdócio, entrando na Ordem de São Domingos. Devido à sua crescente fé em Deus e em Jesus Cristo e à sua dedicação à Ordem, foi promovido a superior provincial e mais tarde, nomeado Bispo pelo Papa.

Alberto dominava bem a Filosofia e a Teologia, matérias em que teve Tomás de Aquino como discípulo, e mostrou também grande interesse pelas ciências naturais, ao ponto de dispensar o episcopado, com a autorização papal, para prosseguir os seus estudos com tranquilidade. Ocupou-se de várias áreas de conhecimento - mecânica, zoologia, botânica, meteorologia, agricultura, física, química, tecelagem, navegação e mineralogia - inserindo esses conhecimentos na sua busca da santidade e do equilíbrio entre fé e razão, afirmando que sua intenção última era conhecer a ciência de Deus. Sua obra escrita está contida em 22 grossos volumes.

Morreu em Colónia, no ano de 1280, proclamado Doutor da Igreja e patrono dos cultores das ciências naturais..

Fonte: Sites da Internet e Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário