Panacéia dos Amigos

quarta-feira

Autobiografia de um iogue – Paramahansa Yogananda


Pelos idos de doismiledois em uma feira de artesanato havia uma venda de livros, um pequeno sebo ambulante. E lá, entre tantos outros encontrei um que me chamou especial atenção sobre um iogue. Embora, interessado deixei passar porque queria me informar com um amigo, que sabia, era estudioso de yoga e envolvido com estes conhecimentos. Quando disse a ele, ficou chocado.

“Não acredito! È o livro mais importante que você poderia ler! È simplesmente o fundador da organização que sigo: Paramahansa Yogananda! Como você pôde perder?” Corri comprar o livro, mas havia perdido a oportunidade! Mas, pouco tempo depois, meu desconsolado amigo me emprestou o livro, pois, o que tem que ser, será. Mal sabia eu que este livro era uma referência absoluta e que Paramahansa Yogananda figura entre os gurus do disco Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band dos Beatles, por influência de George Harrison.
Trata-se de uma obra mística oferecida a todos aqueles que buscam estudos mais profundos, pois pode-se perceber, na teoria literária, os ensinamentos carregados de força transformadora para o bem da humanidade.Os apreciadores de histórias que envolvem mestres e discípulos quase sempre percebem a sutileza dos princípios necessários à evolução do corpo, da mente e da alma, no desenrolar dos textos que se complementam, como se fossem aulas práticas.Sendo assim, o importante é sentir a força da luz no ser.

Dos livros escritos pelos grandes nomes da literatura espiritualista indiana, a quem poderíamos citar Swami Vivekananda, Ramakrishna, Sivananda, Krishnamurti, Gandhi, entre outros, Paramahansa Yogananda legou ao mundo provavelmente a melhor safra dessa colheita literária com sua Autobiografia de um Iogue, merecendo o título de "pai do yoga" no Ocidente, onde viveu por 32 anos.

Mais de cem anos que transcorrem desde o seu nascimento, ele permanece como uma das mais proeminentes figuras espirituais do século XX. Publicado pela primeira vez em 1946, o livro foi revisado por Paramahansa Yogananda em 1951, ocasião em que publicou uma versão definitiva, finalizando a sua história com acréscimo de vasto material, incluindo o último capítulo 49. Ver mais Desde então, esse clássico espiritual, tem sido permanentemente reimpresso pela Self-Realization Fellowship, e já foi traduzido para 26 idiomas.

Aclamada pela crítica por décadas seguidas, na virada do milênio, a Autobiografia de um Iogue , edição de 1999, foi escolhida como um dos 100 melhores livros espirituais do século XX, quando concorreu entre milhares de obras, à avaliação por uma bancada de renomados teológos e escritores, incumbidos pela Harper Collins da fazer a seleção.

Vem integrando constantemente a lista de best-sellers e é usado como referência em universidades de todo o mundo, em cursos de filosofia, psicologia, literatura inglesa, educação, antropologia, história e até mesmo administração de empresas, demonstrando grande harmonia com paradigmas e tendências da presente era.

Em capítulos fascinantes, com requintado humor e calorosamente humanos, Paramahansa Yogananda explica com clareza científica, as leis sutis, mas definidas, por meio das quais os iogues fazem milagres e atingem o autodomínio. Ele descreve seu treinamento espiritual e experiências com cientistas, santos hindus, muçulmanos e católicos, como Mahatma Ghandi, Teresa Neumann, Lutero Burbank, entre outros.

Um cativante relato de uma singular busca da Verdade e uma profunda introdução à toda ciência e filosofia da ioga, revelando a unidade subjacente às grandes religiões do Oriente e do Ocidente, encontrada nos ensinamentos de mestres da India, de Jesus Cristo e dos profetas da bíblia.
A missão ocidental de Yogananda foi planejada ainda antes de seu nascimento, por mestres espirituais que o prepararam para ensinar e difundir Kriya Yoga, uma técnica psicofisiológica que acelera o processo natural de ascensão da consciência, e ensina a arte da vida equilibrada, estimulando o “viver com simplicidade e pensar com elevação".

Com a finalidade de expandir a prática da Kriya ao mundo, Yogananda fundou em 1920, a Self-Realization Fellowship (SRF) , uma instituição não sectária e sem fins lucrativos, composta por monásticos renunciantes, conforme a milenar tradição da Ordem dos Swamis de Shankara da India. Através da Self, ele foi pioneiro ao promover a prática da meditação por meio de um curso por correspondência, dividido em graus. Essa iniciativa lhe permitiu concretizar com êxito, as proféticas palavras de seus mestres, de que um dia a antiga ciência de Kriya percorreria o globo. A sua organização, que ainda é dirigida por discípulos diretos, hoje está presente em mais de 80 países, e os milhares de leitores da Autobiografia de um Iogue transformaram-se em milhões.

Sri Daya Mata , treinada diretamente por Yogananda desde 1931 e atual presidente da Self-Realization Fellowship, acompanhou de perto a confecção do livro. Enquanto datilografava os manuscritos, ela compreendeu o largo alcance de sua mensagem:

“Eu percebi que seria um livro imortal – um daqueles que, pela primeira vez, havia revelado verdades ocultas de forma tão clara e inspirada. Não havia paralelo em tão profundas explicações sobre milagres, reencarnação, karma, vida após a morte e outras maravilhosas verdades espirituais contidas em suas páginas”.

Curiosamente, este é o único livro que Steve Jobs, o fundador da Apple, tinha no seu iPad 2 e relia todos os anos..

E lembrem-se: quem lê um livro comunga com a alma dele e desta comunhão renova a sua própria!



Fonte:
http://resumos.netsaber.com.br/
http://www.autobiografiadeumiogue.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário