Panacéia dos Amigos

segunda-feira

Lendas Nórdicas - Asgard - A Morada dos Deuses.

Asgard era a morada dos deuses e se ligava à Terra pela ponte do Bifrost, que nada mais era que o arco-íris.
Lá habitavam duas famílias de cunho divino: os Aesir e os Vanir, que após um período de hostilidade passaram a conviver harmoniosamente. Conta a lenda que os Vanir ainda no período em que não habitavam o Asgard enviaram a este uma poderosa feiticeira, conhecida pelo nome de Gullveig, detentora não só de grande conhecimento como também de enorme fortuna.. Os Aesir quiseram por tudo descobrir o segredo de tão grande riqueza; e como Guílveig se mantivesse irredutível, optaram por queimá-la viva. Porém, foi enorme a surpresa dos deuses, ao perceberem que a feiticeira renascia das próprias cinzas. Feita mais uma vez prisioneira, Gullveig foi terrivelmente torturada até a morte. Inconformados, os Vanir intimaram os Aesir a indenizar-lhes com enorme quantia de ouro.

Como estes últimos houvessem refutado a proposta, as duas famílias envolveram-se em longos e frustrantes embates que se prestavam apenas para desgastá-los. Dentro de algum tempo, os dois lados acabaram concordando com uma trégua. A divida seria perdoada, a paz retornaria e os Vanir seriam admitidos no Asgard. Assim, os Aesir seriam a mais importante família, caracterizada pela presença de deuses combativos e guerreiros, eram também empreendedores de grandes aventuras e detentores de singular interesse pela magia. Nesta família, destacamos especialmente a presença do deus Odin e de seu poderosíssimo filho, o deus Thor. Os Vanir, por sua vez, ocupavam-se da prosperidade financeira e bem-estar humano. Seriam deuses de temperamento pacífico e simpatizantes das riquezas, fecundidade e relações sociais.

Em nível arquetípico, podemos dizer que os Vanir seriam deuses que descenderiam de antigas divindades ligadas ao culto da terra e aos ritos orgiásticos, dos quais teriam surgido os rituais de fecundidade. Os representantes desta família que mais se destacam são os deuses Freyr e sua irmã Freya. Odin o deus pai possui o palácio Valaskjálf onde está o seu alto trono Hliðskjálf, o palácio Glaðsheimr onde fica o salão Valhalla outro lugar muito famoso e muito cobiçado pelos Odinistas, Thor possui seu lugar chamado Þrúðheimr no salão Bilskirnir. Heimdallr habita no Himinbjörg onde esta a ponte Bifröst, essa é a ponte que liga asgard à miðgard e a outros mundos e lugares, os deuses usam essa ponte também para chegar a outro importante lugar de Asgard a fonte de Urðr, onde as Nornes moram e os Deuses julgam, Baldr habita no Breiðablik, Viðarr habita em Viði, Njörðr habita no Nóatún, os vikings acreditavam que todos que morriam no mar habitariam a morada de njorð na vida-pós-morte. As deusas habitam seu próprio lugar em Asgard, Vingólf, Frigg habita em Fensalir, Freya habita Fólkvangr no palácio Sessrúmnir onde metade dos guerreiros mortos iam após a morte, a outra metade habita Valhalla.
Fonte: http://nibelungsalliance.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário