Panacéia dos Amigos

quinta-feira

Ian McKellen

Falemos agora do genial Ian McKellen, um dos meus atores favoritos que prima pela excelência em suas interpretações.

Sir Ian Murray McKellen (Burnley, Lancashire, 25 de maio de 1939) é um consagrado ator inglês de teatro e cinema. Tornou-se especialmente conhecido pelo grande público após atuar na trilogia O Senhor dos Anéis, X-Men e, mais recentemente, O Código Da Vinci.

Tive contato com o trabalho de McKellen com o filme Ricardo III que colocava o texto shakesperiano no contexto da II Guerra Mundial. Um filme excelente. Em seguida assisti Deuses e Monstros, com este definitivamente passei a ser fã do ator.

Apesar disto, devo confessar que quando soube que McKellen fora o ator escolhido para viver Magneto no cinema, duvidei e reclamei muito. Na minha visão, embora inegavelmente fosse um grande ator Ian estava um pouco velho para o papel...vejam vocês!

Mestre Mckellen me fez engolir cada palavra! Quando saí do cinema tive a certeza: NINGUÉM teria feito um Magneto melhor e para atores da estatura de Ian Mckellen são os personagens que se curvam ao seu poder de interpretação e presença e não o contrário.

O que dizer da interpretação magistral do personagem Gandalf na trilogia "O Senhor dos Anéis"? Durante toda a trilogia fomos brindados por verdadeiras aulas de interpretação. Cenas poderosas levadas por detalhes que somente a maestria adquirida ao longo dos anos confere aos atores, como a capacidade de interpretar toda uma gama de emoções com apenas um olhar, um tom de voz, um nuance de expressão!

Especialmente marcante uma cena no "Retorno do Rei" em que ele e Pippin acossados pelos invasores de Mordor enquanto defendiam Minas Tirith a Cidade Branca de Gondor, travam um diálogo sobre a esperança em dias melhores. Uma cena marcada pela brilhante interpretação de McKellen, um momento rápido da trama, porém extraordinário.

São atores como Sir Ian McKellen que realmente com seu trabalho dão a interpretação a estatura de arte, e são estes trabalhos que valem a pena ser assistidos. Sempre.

Alguns de seus principais filmes:

2007 - Stardust - Narrador

2006 - X-Men: O confronto final (X-Men: The Last Stand)

2006 - O Código Da Vinci (The Da Vinci Code)

2003 - O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (The Lord of the Rings: The Return of the King)

2003 - X-Men 2 (X2: X-Men United)

2002 - O Senhor dos Anéis - As Duas Torres (The Lord of the Rings: The Two Towers)

2001 - O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel (The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring)

2000 - X-Men - O Filme (X-Men)

1998 - O aprendiz (Apt Pupil)

1998 - Deuses e monstros (Gods and Monsters)

1995 - Ricardo III (Richard III)

Nenhum comentário:

Postar um comentário