Panacéia dos Amigos

quinta-feira

Asilo Arkham - Grant Morrison, Dave Mckean



Asilo Arkham é uma graphic Novel lançada no Brasil em 1991, e com justiça, é um dos clássicos das HQs mais lidos e comentados de todos os tempos.


É a obra de dois gigantes Grant Morrison (Homem animal, Liga da Justiça...) e Dave Mckean (Orquídea Negra, e todas as capas de Sandman). Nesta história os internos do Asilo, entre eles inimigos mortais do cavaleiro das trevas tais como Coringa, Duas-Caras e outros, tomam conta do asilo e exigem a presença do herói. A intenção é conduzi-lo por uma jornada intensa de tortura física e psicológica.

O que pretendem liderados pelo Coringa é mostrar a Batman que a linha que o separa dos seus esquizofrênicos antagonistas é tênue. Muito tênue


Astuciosamente o roteirista tenta demonstrar o que leva um sujeito atormentado pela morte dos pais a se vestir de morcego para capturar marginais e assim como os vilões demonstrar o quão próximo Batman vive de se tornar ele mesmo um interno do asilo.

A senha é dada quando no início da história Batman confidencia de que o que mais teme é que ao entrar no asilo e os portões se fechem atrás dele, na verdade, seja como voltar para casa!.



Dentro do Asilo, Batman passa de perseguidor a perseguido pelos vilões e em meio a tanta insanidade perde o controle. Enquanto este drama se desenvolve, Grant Morrison paralelamente nos conta a história do Asilo. A vida do Dr. Amadeus Arkham, fundador do asilo que leva seu nome. Marcado pela loucura de sua mãe dedica-se a psiquiatria, mas ele mesmo se vê lançado nas teias da insanidade após o brutal assassinato de sua esposa e filha. E quanto a Batman, iremos descobrir se ele conseguirá, ou não, se desvencilhar da emboscada psicológica imposta pelos seus adversários.



Foi muito impressionante para mim, entrar em contato com a arte de McKean e a história de Grant Morrison, isto foi em 1991, pois ainda não havia tido contato algum com quadrinhos desta magnitude. A graphic estava envolta em plástico, eu não fazia idéia do que me esperava...acha que era só mais uma aventura do Batman! Grant Morrison e Dave Mckean eram nomes que não me significam nada, já que ainda lia HQs da linha Marvel e DC (muito mais Marvel do que DC, diga-se)no formatinho(!), como sempre gostei de desenhar , o estilo delirante de McKean quase me enlouqueceu , mas, também me demonstrou que as HQs poderiam ser muito mais próximas de verdadeiras obras de arte , do ponto de vista artístico e literário do que eu poderia imaginar. Asilo Arkham é um clássico fabuloso das HQs!



Procurem adentrar os portões do Asilo, irão se assustar, se maravilhar...só espero que queiram retornar de lá...


Nenhum comentário:

Postar um comentário